Instalação Farmacêutica
Problema:
Este trabalho consistiu na colocação de uma máquina de embalagem dentro de um edifício de produção de uma instalação farmacêutica. As condições de trabalho foram limitadas pela impossibilidade de remoção de coberturas do piso, tendo sido o mais antigo equipamento retirado e o novo introduzido por uma lateral do edifício que foi demolida para a subsequente realização do serviço.
Descrição:
Não sendo possível a simples utilização de uma grua com os devidos acessórios pois a prumada dos cabos entraria em contacto com o edifício, tiveram que ser utilizados dois equipamentos distintos caracterizados por um camião de braço hidráulico e uma grua telescópica. Desta forma, como observável nas imagens, o camião de braço hidráulico transportou o novo equipamento e igualmente o introduziu com auxílio da grua telescópica dentro da unidade, pelo processo inverso à retirada do equipamento que lá se encontrava.
Visto ser um componente com uma geometria detalhada, com várias saliências, sem olhais nítidos de pega, e apenas com uma estrutura rígida na base, os serviços de engenharia da Montalgrua tiveram que pôr mãos no trabalho, desenvolvendo e projetando as vigas com olhais soldados que suportariam os equipamentos. No que toca à retirada da máquina, inicialmente esta foi deslocada dentro da unidade de produção por porta-paletes até ao local para elevação de uma das extremidades com a grua telescópica. Foi novamente deslocada desta vez já suspensa no exterior, e foi totalmente elevada com auxílio do braço hidráulico, removida para o exterior, e colocada em cima do camião-grua em espera para posteriormente ser movimentada (apenas com a grua telescópica) para o camião de transporte.